Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este event já passou.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

29 março 2017 @ 08:00 - 17:00

No dia 11 de março de 2017, alunos, professores e funcionários da Escola Interação reuniram-se para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O evento acontece todos os anos, nos períodos da manhã e tarde, e é dedicado aos professores, alunos e familiares, sobretudo às mães e avós. Participam de sua organização funcionários, corpo docente, coordenação e direção da escola.

A comemoração teve início às 9 horas, com abertura feita pela diretora, Maria Aparecida Ramiro Nogueira, e entrega de flores a representantes das mães, professoras, funcionárias e alunas presentes. O evento contou com apresentações musicais, alusivas à data, pelos alunos do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio, recebendo apoio dos músicos e irmãos Ana Lúcia e Rodrigo Gonçalves Cardoso, professores de música da escola, que também se apresentaram com voz e violão.

Os alunos das 1ªs séries A e B do ensino médio desenvolveram o projeto “O que você faz pra ser feliz”, com base na canção de Clarice Falcão, coordenado pela professora Juliana Almeida Silva. Na atividade, os alunos produziram cartões em sala de aula, os quais compuseram um dos painéis comemorativos, cantaram a canção, leram poesia “Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz”, de Otávio Roth, e distribuíram flores de bala a todas às mulheres presentes.

Sob a coordenação de diversos professores, os alunos montaram painéis, fazendo figurar personalidades como Clarice Lispector, Cora Coralina, entre tantas outras.

A artista Felícia Leirner teve sua trajetória de vida e obra apresentada em painel, sob coordenação da professora Evelin Bertini. A atividade faz parte do projeto “O Museu Vai à Escola”, desenvolvido em parceria com o Auditório Claudio Santoro e Museu Felícia Leirner. Fazendo parte do mesmo projeto, foi apresentado um painel sobre Frida Kahlo, outra personalidade das artes trabalhada pelos alunos.

A terceiranista do ensino médio Mariana Madeo leu o poema “Ser Mulher”, de sua autoria, cujos versos retratam a luta das mulheres por seus direitos: (…) “Me aborda com o teu falso moralismo/ Que a tua igreja prega/ Que os teus amigos de bar acham brega / Mas o patrão? / Não me emprega!” (…). Enquanto Mariana lia, suas colegas de sala montaram simultaneamente um grande painel com frases, imagens e expressões em defesa das mulheres por mais respeito e dignidade no tratamento que lhes é dado pela sociedade e pelo mercado de trabalho. As professoras Fernanda Ribeiro e Natália Crozariol, de História e Geografia, coordenaram a atividade.

No período da tarde, as mães dos alunos também receberam balas de goma, produzidas pelas professoras Maria Cristina e Regina Helena.

A escola foi decorada com flores de origami e artesanato de feltro, resultado de um primoroso trabalho feito pelas professoras Helena Akatsuka e Evelin Bertini, através da realização de oficinas com os alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

A diretora, Maria Aparecida, apresentou o projeto social “De quadrado em quadrado a Interação faz cooperação”, que consiste na confecção de quadrados de crochê para a montagem de mantas que serão convertidas em auxílio aos asilos da cidade. Na oportunidade, foi feito um convite aos interessados em participar de oficinas de crochê a serem realizadas na Escola.

Ao final de cada período, o evento foi encerrado com um tradicional café, oferecido pela escola em parceria com os pais.

Detalhes

Data:
29 março 2017
Hora:
08:00 - 17:00